CURSO BACHARELADO EM

Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

O Curso:

campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Uma das áreas com maior demanda é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental.

R$ 491,90*

INVESTIMENTO MENSAL

* Valor para pagamento das mensalidades, exceto matrícula, até o vencimento. O valor da mensalidade integral e matrícula é de R$ 578,79.

Este curso inclui:

Turno: Noturno

Duração: 8 semestres

Tipo do Curso: Presencial

INSCRIÇÕES ENCERRAM EM

DIAS

HORAS

MIN

SEG

Aqui você
aprende na prática.

campo de atuação do biólogo é amplo, o que aumenta as possibilidades de emprego. Uma das áreas com maior demanda é a ambiental. A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado, e o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para elaborar relatórios de impacto ambiental.

Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, por meio de concurso público. A indústria e outras empresas que lidam com a questão ambiental também precisam do profissional. O biólogo é um profissional consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambietal, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.

Também merecem destaque dois novos setores, o da biorremediação, em que o graduado recorre a microrganismos para a limpeza ou descontaminação de ambientes poluídos, e o da biologia forense, em que ele aplica os conhecimentos aprendidos na graduação para auxiliar a investigação de crimes.

biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, uma vez formado, siga caminhos diversos, conforme seu interesse.

Está apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

Bioinformática: desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas.

Biologia de organismos aquáticos: pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.

Biologia forense: usar conhecimentos da biologia para auxiliar em investigações de crimes.

Biologia molecular: estudar as interações bioquímicas celulares, com foco em genética. Trabalhar com análises e diagnósticos de doenças genéticas ou infecciosas em clínicas e laboratórios.

Controle de pragas e vetores: planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.

Ensino: Os bacharéis, em faculdades.

Genética e biotecnologia: criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando compreender seus processos fisiológicos e genéticos. Fazer o melhoramento genético de espécies. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.

Gerenciamento costeiro: administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.

Meio ambiente: atuar em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental, fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais, elaborando relatórios de impacto ambiental e recuperando ambientes degradados.

Microbiologia: investigar bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios.

Zoologia: pesquisar as características dos animais, seus organismos e relações com o ambiente.

Autorização

Resolução nº 10/18-18/12/18-CESMAC

 

Telefone: (82) 3215.5000

 

Atendimento

(82) 3215-5000

Atendimento WhatsApp

E aí, decidiu o seu futuro?

Sim, é este o curso que quero fazer.

Posso financiar meu curso?

Escolha o Idioma

PT EN ES